quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O ASSUNTO É: MERCADO DE TRABALHO


O que o entrevistador deseja saber durante uma entrevista?

“Uma das maneiras mais eficazes de se fazer um amigo e influenciar a opinião de outra pessoa é mostrar respeito por sua opinião e deixar que a pessoa continue se sentindo importante.”

Dale Carnegie, 1888-1955
Escritor de auto-ajuda norte-americano
The 5 essencial people Skills


Ainda hoje fico surpreso com o despreparo da maioria dos candidatos quando se apresentam para uma entrevista a um novo emprego. Essa realidade não é apenas frustrante. Ela é sobretudo desanimadora.

O despreparo dos candidatos se manifesta com diferentes faces:

  • Chegam atrasados para a entrevista.

  • Apresentam-se de maneira desleixada.

  • Não conseguem verbalizar suas idéias e argumentos com objetividade e clareza.

  • Falam mal do antigo chefe ou empresa.

  • Comportam-se com arrogância e muitos aparentam ser o dono da verdade.

  • Seus olhos rondam por todos os lugares da sala, enquanto deveriam olhar para o entrevistador.

  • Demonstra ser indeciso, inseguro e não transmite convicção no que diz.

Eu poderia enumerar centenas de comportamentos danosos ao entrevistado e a sua carreira por ocasião de uma entrevista de emprego. No entanto, creio que o mais mortífero de todos é aquele quando o entrevistador pergunta ao candidato: “Você tem uma pergunta a fazer”?  Ao que ele responde sem nenhum brilho nos olhos ou convicção: “Não. Eu não tenho nenhuma pergunta. Você esclareceu todas as minhas dúvidas ao longo da entrevista.”

Comumente, quando recebo  esse tipo de resposta dada por um candidato, não importa o seu nível, sinto que estou diante de um candidato despreparado, medíocre e que não sabe pensar em profundidade.

Os recrutadores são unânimes nessa avaliação. Candidatos a um emprego que não fazem pelo menos algumas perguntas inteligentes fatalmente permanecem como candidatos.
Candidatos vitoriosos sabem  que em nenhuma outra ocasião o poder de fazer perguntas tem maior valor do que durante uma entrevista. Formular perguntas inteligentes e pertinentes determinam a diferença entre candidato contratado e preterido. Comoescreveu Engene lonesco, dramaturco romeno,“It is not the answer that enlightens, but the question”.

John Kador, consultor internacional e autor de vários livros, entre eles “The manager’s book of questions” e “How to ace the brain teaser interview,”  manifestou opinião semelhante quando escreveu: “Quando dois candidatos são iguais em todos os aspectos, a balança penderá para o candidato que fizer as melhores perguntas. Ótimas perguntas nos motivam a agir ou motivam a outra pessoa a agir. E é isso que alguém que procura um emprego quer. Ele quer que o entrevistador aja de forma a promovê-lo na sua condição.”

Caro leitor, o mercado de trabalho é extremamente competitivo. Portanto, sempre que for para uma entrevista tenha em mente as seguintes recomendações:

  • Faça o seu dever de casa – prepare perguntas inteligentes

  • Seja objetivo e claro ao responder as perguntas formuladas pelo seu entrevistador. Cuidado com respostas prolixas e mal dadas. Se você gastar mais do que dois minutos e meio em sua resposta você está falando demais.

  • Nunca interrompa o seu interlocutor. Esse tipo de comportamento durante a entrevista é pura falta de educação e um sinal importante de que você não sabe ouvir.  

  • Evite a  todo custo fazer perguntas óbvias. Elas não agregam valor a sua entrevista. Eis alguns exemplos de perguntas óbvias: qual é o significado de 3M? A sua empresa tem um presidente?  Qual é o produto carro chefe de sua empresa? (Se você não sabe as respostas é porque você não se preparou!)

  • Jamais pergunte ao entrevistador: qual o plano de carreira que a empresa tem para mim? Qual é o salário para essa posição, entre tantas outras.

  • Evite fazer perguntas que transmitam despreparo, ansiedade, desespero e insegurança. Vale lembrá-lo que os entrevistadores não desejam saber sobre os seus fracassos, não importam a sua natureza e, muito menos sobre as suas crises existenciais. Durante a entrevista, a única atitude verdadeiramente válida é aquela que comunica ao entrevistador sua segurança, motivação, preparo, valores, comprometimento, determinação, etc.

  • Leia bons livros sobre a arte de perguntar. Fuja da mediocridade. Essa o prejudica não apenas na conquista de novo emprego bem como em várias circunstâncias da vida. Por outro lado, a mediocridade produz a cegueira.

Reconheço que essas recomendações não esgotam a discussão sobre o assunto. Entretanto, elas podem ajudá-lo a estruturar melhor a sua próxima entrevista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário