quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O ASSUNTO É: MERCADO DE TRABALHO


Candidatos devem tomar cuidado ao buscar emprego pela internet

FELIPE GUTIERREZ
DE SÃO PAULO

Apesar de a internet facilitar a busca de empregos, é preciso tomar alguns cuidados ao usá-la para procurar uma nova vaga, dizem especialistas.
"Os currículos estão fragmentados em todas as redes sociais", afirma João Baptista Brandão, coordenador do curso de liderança e gestão de pessoas do MBA da FGV (Fundação Getulio Vargas).
Segundo ele, os empregadores também buscam informações sobre os candidatos em redes como o Facebook, Twitter e Orkut. Por isso, é preciso evitar a publicação de fotos ou textos inadequados para o ambiente de trabalho, recomenda.
Em sites de currículos, os candidatos podem escolher quais as informações desejam tornar públicas. Se o profissional tem receio de expor seus dados, ele deve revelar apenas o endereço de e-mail e ocultar telefone ou endereço.
Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum.com e especialista em recolocação profissional, explica que é preciso apresentar as qualidades e capacitações específicas à vaga e cortar informações supérfluas para o posto.
Dicas para usar plataformas online de currículos:
  • Evite chavões como "sou perfeccionista" ou "sou honesto".
  • Insira apenas dados que você considera que podem ser públicos, se tiver receio em relação ao site em que está colocando seu currículo
  • Não publique fotos ou textos comprometedores para o ambiente de trabalho em redes sociais
  • Tente explicitar que tipos de resultados você traz para a empresa; por exemplo, em vez de dizer "tenho habilidades interpessoais", escreva "consigo trabalhar com grupos heterogêneos" ou "tenho facilidade para convencer interlocutores a adotar um ponto de vista diferente".
  • Categorize algumas qualificações como capacidade "média", para criar um parâmetro de comparação real com as que você marcou como "fortes"

Publicado em: 09/08/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário