quinta-feira, 7 de abril de 2011

ENTREVISTA DO MÊS - PROCESSO SELETIVO: COM LORENZZA BERNARDINI



Lorenzza Bernardini, graduanda em Psicologia pela Estácio de Sá, atua como Consultora de Recursos Humanos (Human Resource) para empresas de diversos ramos, trabalhando com a parte de recrutamento e seleção de equipe, com aplicação de testes psicotécnicos, captação de candidatos, divulgação de oportunidades, hunting e entrevistas por competência. Possui cursos como “Gerenciamento de equipe”, “Analista de folha de pagamento”, “Maratona de Jogos para empresas”, “Grafologia”, “Como lidar com funcionário em caso de advertência, suspensão e justa causa”, etc. Atuou com dinâmicas motivacionais para funcionários, entrevistas grupais e individuais, elaboração de perfis de funcionários e acompanhamento de potenciais promoções na empresa.

EASYCOMP: Há algum perfil de profissional sempre esperado por qualquer entrevistador?
LORENZZA: Sim. Em todas as vagas e em todas as empresas há 5 fatores que são mais analisados. São eles: a disponibilidade do profissional, a experiência, comportamento adequado, boa dicção e o comprometimento com a necessidade da empresa. 

EASYCOMP: O que normalmente se espera de um entrevistado?
LORENZZA: Hoje em dia o mercado está competitivo. Procura-se então o candidato que entenda de tudo um pouco, que seja interessado em fazer cursos, principalmente de informática, que é o nosso maior meio de comunicação. Atualmente, o profissional que não sabe fazer uma planilha no Excel, responder e-mails eletrônicos e redigir um texto no Word fica difícil de ser contratado.  O profissional tem que se destacar. Não adianta ser mais um.

EASYCOMP: A idade hoje em dia é um fator importante dentro de um processo seletivo?
LORENZZA: Não. A empresa visa o conhecimento do profissional. Nós procuramos quem se destaca mais. Se um jovem de 23 (vinte e três) anos, por exemplo, tiver toda a atualização e o conhecimento que a empresa precisa irá ser contratado, pois é a questão do destaque e do interesse em ser diferente do outro.

EASYCOMP: Que erros nenhum entrevistador suporta?
LORENZZA: Há questões que fazem o profissional ser considerado um "não qualificado". Vou listar abaixo.
1) Roupas indecentes.
2) Uso de gírias e palavrões.
3) Atraso na entrevista.
4) Falar mal de outra empresa que o mesmo tenha atuado.
5) Falar muito. Fale somente o necessário.

EASYCOMP: No quesito remuneração, como um entrevistado pode se justificar mediante à sua colocação em relação ao salário que procura ou espera?
LORENZZA: O profissional que tem uma boa experiência profissional e que será útil para a empresa é um forte candidato a conseguir uma boa remuneração. Para os que não têm experiência profissional, mas têm conhecimento em determinadas áreas, idiomas, informática e da rotina administrativa, também serão fortes candidatos a conseguir uma boa remuneração.

EASYCOMP: Se forem colocadas restrições ao horário de trabalho pode ser considerado um comportamento inadequado? Como deve atuar o candidato que estuda ou tem filhos?
LORENZZA: Sim. É complicado, pois têm empresas que flexibilizam com o seu funcionário a questão do horário, mas tem outras empresas que não aceitam. Para pessoas que têm filhos pequenos e que estudam, a melhor opção é tentar conciliar o horário. Sabemos que a figura dos pais é muito importante na formação da criança e que muitas vezes não tem ninguém que fique com elas. Enquanto os pais estão trabalhando sugiro que recorram às creches. Com relação aos estudos, ótimo que queiram sempre crescer e a empresa tem que reconhecer isso e procurar cada vez mais equilibrar esta situação, porque no final quem sairá ganhando é a empresa por ter um profissional que está se especializando para o seu emprego.

EASYCOMP: Que atitudes são importantes para que um candidato possa conquistar o entrevistador?
LORENZZA
    1) Confiança no que está dizendo.
    2) Falar o básico, porém tudo que for solicitado.
    3) Mostrar o interesse em ser diferente.
    4) Mostrar-se disposto a atender as necessidades da empresa.
    5) É interessante e diferente quando o candidato vem para a entrevista já sabendo um pouco da empresa que irá trabalhar. É a questão do interesse em conhecer a empresa, entrar no site para ver o que ela faz, em quem ramo atua, quem são os clientes, dentre outras informações básicas.

EASYCOMP: O entrevistador se prepara para uma entrevista? O que o entrevistado pode fazer sabendo disso?
LORENZZA: Nós entrevistadores nos preparamos para perguntar aos candidatos o que o gestor quer saber. Se o gestor quer saber como é a vida dessa pessoa, com quem reside, o que estuda, que conhecimentos tem de informática, que línguas ele fala, nós temos que ter uma resposta para ele. O entrevistado tem que ser autêntico e sincero o tempo todo.

EASYCOMP: O entrevistado pode detectar o tipo de entrevistador que está à frente dele? E se adaptar a isso?
LORENZZA: Sim, o entrevistado irá perceber pelas perguntas do entrevistador o que ele exatamente quer saber e o que ele pode falar. Em muitos casos, o entrevistado já saberá aonde o entrevistador quer chegar e já poderá até fazer o seu marketing pessoal.

EASYCOMP: Easycomp: Dê uma dica para o leitor dessa matéria em relação aos itens que são importantes hoje em dia na criação de um currículo, para que o mesmo seja escolhido com mais facilidade para uma entrevista.


LORENZZA: O currículo deve estar organizado, contendo a apresentação pessoal, a escolaridade, a experiência profissional e a pretensão salarial.

Na apresentação pessoal, ser breve colocando o básico: Nome Completo, Endereço, Telefone, E-mail, Idade e Objetivo Profissional.

Na escolaridade, colocar o curso, a faculdade e o período (se estiver cursando). É importante colocar todos os cursos que foram realizados ao longo da vida profissional.

Na experiência profissional, é importante que nas atividades realizadas nas outras empresas em que o mesmo atuou, esteja descrito no currículo; Muitas pessoas perdem oportunidades de serem chamadas para as entrevistas, pois não expõem no currículo as atividades ou colocam de uma forma muito resumida.
Muitas pessoas deixam de colocar experiências profissionais, por não terem registro em carteira, mas na maioria das vezes, o entrevistador não quer saber isso, ele quer saber dos conhecimentos do candidato.

Sempre colocar o nome da empresa, cargo e período em que atuou.

Na pretensão salarial, caso não tenha um valor fixado, colocar " em aberto".



EASYCOMP: Uma mensagem para o nosso aluno EASYCOMP que atualmente se prepara ou futuramente poderá estar se preparando para um processo seletivo.
LORENZA: “Aluno EASYCOMP, seja diferente. O mercado é competitivo e você tem que ser mais. Não se contente somente com um pequeno conhecimento, mas busque sempre mais que o resultado chegará.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário