quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O ASSUNTO É ... MERCADO DE TRABALHO



Em busca de emprego? Restrinja informações pessoais no Facebook

Especialista explica que o ideal é criar filtros nas redes sociais, para evitar que um possível recrutador veja conteúdos inadequados

Quando alguém que pode oferecer a oportunidade de emprego dos seus sonhos se conecta à sua conta do Facebook isso tende a representar um risco. Isso porque, informações pessoais - como fotos e comentários - contidas nas redes sociais podem se transformar em um fator negativo de análise para quem pretende contratá-lo.

A saída, de acordo com o especialista em mídias sociais e autor do livro "Job Searching With Social Media for Dummies" (ainda sem versão em português), Joshua Waldman, não está em apagar todas as suas informações do Facebook, mas, sim, restringir os conteúdos pessoais apenas aos amigos.

Waldman mostra, em seu livro, um tutorial de como restringir o acesso a conteúdos pessoais apenas a amigos e, assim, evitar problemas no ambiente profissional, em especial, para não afastar potenciais recrutadores. 

Crie uma lista de amigos com acesso limitado:

1. Entre na área 'Conta' (no topo e à direita na tela do Facebook) e escolha a opção 'Editar Amigos'
2. Vá em 'Criar uma Lista' e monte um novo grupo, no qual colocará apenas pessoas com acesso restrito a seu perfil
3. Adicione a essa nova lista todos os contatos do Facebook que terão acesso limitado. Essa escolha pode ser feita levando em conta quem você não gostaria que visse suas fotos na última festa com os amigos, por exemplo

Ajuste as ferramentas de privacidade
1. Volte para a área 'Conta' e escolha a opção 'Configurações de Privacidade'
2. Escolha a categoria na qual você quer limitar o acesso a suas informações
3. Clique em 'Personalizar Configurações' e escolha os itens que você não quer divulgar para a lista mais restrita
4. Clique no box do lado direito do item - por exemplo, 'Publicações Enviadas por Mim' - e escolha 'Personalizar' e, em seguida, escolha 'Ocultar' para essa lista que terá acesso restrito a seu perfil.

OLHARDIGITAL.COM.BR publicado em : 30/08/2011


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O ASSUNTO É: MERCADO DE TRABALHO



Profissionais contam por que mentem no trabalho

PATRÍCIA BASILIO
DE SÃO PAULO
Culpar a morosidade do trânsito e inventar doenças são os principais argumentos da relações-públicas Valdirene, que pediu para não ser identificada, para justificar os constantes atrasos no trabalho.
Os chefes, afirma ela, desconfiam das mentiras, mas "ainda não questionaram o verdadeiro motivo dos atrasos".
Mentir no trabalho, como faz a relações-públicas, é atitude comum no ambiente de trabalho, segundo especialistas consultados pela Folha. A impunidade, no entanto, não costuma ocorrer com tanta frequência.
"Os chefes podem não descobrir a farsa, mas os colegas percebem e contam", alerta Rudney Pereira Júnior, gerente de projetos do Grupo Foco, consultoria de recrutamento e seleção.
Entregar atestado médico falso, recorda, já foi motivo de demissão de um de seus funcionários. "Ele disse que estava doente e, depois de uma semana, encontrei fotos de uma viagem realizada naquele período em redes sociais."
Inventar ou aumentar sintomas de doença é argumento utilizado pelo gerente de projetos William Aparecido, 27, para trabalhar em casa quando sente-se indisposto ou tem outra entrevista de emprego. A suposta mentira, alega, não é prejudicial, "uma vez que o trabalho é entregue da mesma maneira".
Para Daniele Mendonça, gerente de negócios da Across, consultoria de gestão, ainda que a mentira não traga prejuízos imediatos, a imagem do empregado pode ser queimada no mercado. "As empresas conversam entre si, e um erro pontual pode ser argumento utilizado contra a contratação do profissional amanhã."
Confira as mentiras mais contadas no trabalho, segundo consultores:
  • Culpar o trânsito pelo atraso no trabalho
  • Inventar doença para faltar ou trabalhar em casa
  • Acusar colegas pelos próprios erros
  • Mostrar indisposição antes de reuniões importantes
  • Culpar terceiros pelo atraso na entrega de projetos
  • Alegar que o trabalho está adiantado, quando ele não foi iniciado

FONTE: FOLHA.COM - PUBLICADO EM 19/08/2011


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O ASSUNTO É: MERCADO DE TRABALHO


O que o entrevistador deseja saber durante uma entrevista?

“Uma das maneiras mais eficazes de se fazer um amigo e influenciar a opinião de outra pessoa é mostrar respeito por sua opinião e deixar que a pessoa continue se sentindo importante.”

Dale Carnegie, 1888-1955
Escritor de auto-ajuda norte-americano
The 5 essencial people Skills


Ainda hoje fico surpreso com o despreparo da maioria dos candidatos quando se apresentam para uma entrevista a um novo emprego. Essa realidade não é apenas frustrante. Ela é sobretudo desanimadora.

O despreparo dos candidatos se manifesta com diferentes faces:

  • Chegam atrasados para a entrevista.

  • Apresentam-se de maneira desleixada.

  • Não conseguem verbalizar suas idéias e argumentos com objetividade e clareza.

  • Falam mal do antigo chefe ou empresa.

  • Comportam-se com arrogância e muitos aparentam ser o dono da verdade.

  • Seus olhos rondam por todos os lugares da sala, enquanto deveriam olhar para o entrevistador.

  • Demonstra ser indeciso, inseguro e não transmite convicção no que diz.

Eu poderia enumerar centenas de comportamentos danosos ao entrevistado e a sua carreira por ocasião de uma entrevista de emprego. No entanto, creio que o mais mortífero de todos é aquele quando o entrevistador pergunta ao candidato: “Você tem uma pergunta a fazer”?  Ao que ele responde sem nenhum brilho nos olhos ou convicção: “Não. Eu não tenho nenhuma pergunta. Você esclareceu todas as minhas dúvidas ao longo da entrevista.”

Comumente, quando recebo  esse tipo de resposta dada por um candidato, não importa o seu nível, sinto que estou diante de um candidato despreparado, medíocre e que não sabe pensar em profundidade.

Os recrutadores são unânimes nessa avaliação. Candidatos a um emprego que não fazem pelo menos algumas perguntas inteligentes fatalmente permanecem como candidatos.
Candidatos vitoriosos sabem  que em nenhuma outra ocasião o poder de fazer perguntas tem maior valor do que durante uma entrevista. Formular perguntas inteligentes e pertinentes determinam a diferença entre candidato contratado e preterido. Comoescreveu Engene lonesco, dramaturco romeno,“It is not the answer that enlightens, but the question”.

John Kador, consultor internacional e autor de vários livros, entre eles “The manager’s book of questions” e “How to ace the brain teaser interview,”  manifestou opinião semelhante quando escreveu: “Quando dois candidatos são iguais em todos os aspectos, a balança penderá para o candidato que fizer as melhores perguntas. Ótimas perguntas nos motivam a agir ou motivam a outra pessoa a agir. E é isso que alguém que procura um emprego quer. Ele quer que o entrevistador aja de forma a promovê-lo na sua condição.”

Caro leitor, o mercado de trabalho é extremamente competitivo. Portanto, sempre que for para uma entrevista tenha em mente as seguintes recomendações:

  • Faça o seu dever de casa – prepare perguntas inteligentes

  • Seja objetivo e claro ao responder as perguntas formuladas pelo seu entrevistador. Cuidado com respostas prolixas e mal dadas. Se você gastar mais do que dois minutos e meio em sua resposta você está falando demais.

  • Nunca interrompa o seu interlocutor. Esse tipo de comportamento durante a entrevista é pura falta de educação e um sinal importante de que você não sabe ouvir.  

  • Evite a  todo custo fazer perguntas óbvias. Elas não agregam valor a sua entrevista. Eis alguns exemplos de perguntas óbvias: qual é o significado de 3M? A sua empresa tem um presidente?  Qual é o produto carro chefe de sua empresa? (Se você não sabe as respostas é porque você não se preparou!)

  • Jamais pergunte ao entrevistador: qual o plano de carreira que a empresa tem para mim? Qual é o salário para essa posição, entre tantas outras.

  • Evite fazer perguntas que transmitam despreparo, ansiedade, desespero e insegurança. Vale lembrá-lo que os entrevistadores não desejam saber sobre os seus fracassos, não importam a sua natureza e, muito menos sobre as suas crises existenciais. Durante a entrevista, a única atitude verdadeiramente válida é aquela que comunica ao entrevistador sua segurança, motivação, preparo, valores, comprometimento, determinação, etc.

  • Leia bons livros sobre a arte de perguntar. Fuja da mediocridade. Essa o prejudica não apenas na conquista de novo emprego bem como em várias circunstâncias da vida. Por outro lado, a mediocridade produz a cegueira.

Reconheço que essas recomendações não esgotam a discussão sobre o assunto. Entretanto, elas podem ajudá-lo a estruturar melhor a sua próxima entrevista.


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

DEPOIMENTO DA NOSSA QUERIDA ALUNA MARTA


Easycomp e você, tudo a ver:
  • Respeito acima de tudo;
  • Organização desde os funcionários, instrutores e alunos;
  • Ambiente super agradável;
  • Comportamento exemplar;
  • Relacionamento amigável;

Instrutor sempre amigo pronto para nos ajudar e é por isso que EU SOU EASYCOMP!

MARTA GOMES DE OLIVEIRA mat: 669

O ASSUNTO É: MERCADO DE TRABALHO


Candidatos devem tomar cuidado ao buscar emprego pela internet

FELIPE GUTIERREZ
DE SÃO PAULO

Apesar de a internet facilitar a busca de empregos, é preciso tomar alguns cuidados ao usá-la para procurar uma nova vaga, dizem especialistas.
"Os currículos estão fragmentados em todas as redes sociais", afirma João Baptista Brandão, coordenador do curso de liderança e gestão de pessoas do MBA da FGV (Fundação Getulio Vargas).
Segundo ele, os empregadores também buscam informações sobre os candidatos em redes como o Facebook, Twitter e Orkut. Por isso, é preciso evitar a publicação de fotos ou textos inadequados para o ambiente de trabalho, recomenda.
Em sites de currículos, os candidatos podem escolher quais as informações desejam tornar públicas. Se o profissional tem receio de expor seus dados, ele deve revelar apenas o endereço de e-mail e ocultar telefone ou endereço.
Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum.com e especialista em recolocação profissional, explica que é preciso apresentar as qualidades e capacitações específicas à vaga e cortar informações supérfluas para o posto.
Dicas para usar plataformas online de currículos:
  • Evite chavões como "sou perfeccionista" ou "sou honesto".
  • Insira apenas dados que você considera que podem ser públicos, se tiver receio em relação ao site em que está colocando seu currículo
  • Não publique fotos ou textos comprometedores para o ambiente de trabalho em redes sociais
  • Tente explicitar que tipos de resultados você traz para a empresa; por exemplo, em vez de dizer "tenho habilidades interpessoais", escreva "consigo trabalhar com grupos heterogêneos" ou "tenho facilidade para convencer interlocutores a adotar um ponto de vista diferente".
  • Categorize algumas qualificações como capacidade "média", para criar um parâmetro de comparação real com as que você marcou como "fortes"

Publicado em: 09/08/2011

NOSSOS PARCEIROS - QUE NOS PROPORCIONAM UMA MAIOR QUALIDADE E MELHORIA EM NOSSOS SERVIÇOS














quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O ASSUNTO É: MERCADO DE TRABALHO


Especialistas ensinam a organizar currículo

PATRÍCIA BASILIO
DE SÃO PAULO

Criar um currículo organizado e claro é fundamental na hora de buscar uma nova oportunidade de trabalho. Gafes como erros ortográficos, informações incompletas e falta de formatação podem minar as chances de um candidato.
Ser objetivo é uma das principais exigências do mercado, aponta Patrícia Prieto, gerente de captação de talentos da Monsanto do Brasil, multinacional do setor de biotecnologia. "O candidato deve escrever o currículo para que os recrutadores entendam seu histórico como um todo, não apenas para pontuar suas experiências", destaca a especialista.
Colocar capa no documento é estratégia ultrapassada e errada para empresas que têm perfil sustentável, afirma Manoela Costa, gerente da Page Talent, unidade destinada a jovens profissionais da consultoria Michael Page. "O ideal é que o currículo tenha até duas páginas", aconselha ela, que também sugere o uso de papel reciclado.
O histórico profissional, segundo as especialistas, deve ser organizado em ordem cronológica e contemplar experiências relevantes para o setor que o profissional deseja atuar. "É importante também destacar as contribuições e os projetos realizados em cada emprego", complementa Costa.
No tópico destinado a cursos e eventos, o ideal é inserir apenas os que tragam valor agregado ao currículo do profissional. Ou seja, "congressos obrigatórios da faculdade devem ser retirados", afirma a gerente da Monsanto.
Para João Paulo Camargo, sócio-gerente da Asap, consultoria de recrutamento, o espaço destinado a cursos complementares deve ser utilizado para valorizar o investimento do profissional em sua carreira. "Workshops e treinamentos atraem os recrutadores", destaca Camargo.

Fonte: Folha.com