quarta-feira, 25 de maio de 2011

O ASSUNTO É: MERCADO DE TRABALHO


Técnicos e engenheiros são profissões com mais escassez


A pesquisa de Escassez de Talentos, realizada anualmente pela consultoria Manpower, aponta que técnicos e engenheiros são os profissionais que as empresas menos encontram no mercado de trabalho.
Dos 876 empregadores que responderam à pesquisa, mais da metade (57%) encontram dificuldade em preencher funções em aberto.
Ranking das dez profissões com mais escassez de talentos no Brasil
2011
  1. Técnicos
  2. Engenheiros
  3. Motoristas
  4. Operários
  5. Operadores de produção
  6. Representantes de vendas
  7. Secretárias e assistentes administrativos
  8. Trabalhadores de ofício manual
  9. Mecânicos
  10. Contadores e profissionais de finanças
2010
  1. Técnicos
  2. Trabalhadores de ofício manual
  3. Operadores de produção
  4. Secretárias e assistentes administrativos
  5. Operários
  6. Engenheiros
  7. Motoristas
  8. Contadores e profissionais de finanças
  9. Profissionais de TI
  10. Representantes de vendas

CAMPANHA EASYPRESENÇA


*Consulte a recepção para a devida validação de horários e verificação de vagas no laboratório.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

O ASSUNTO É... MERCADO DE TRABALHO




No currículo, profissional tem de saber vender sua experiência


Da Redação
Em São Paulo
Profissionais com mais experiência costumam ir aos extremos ao preparar seus currículos: ou listam todos os empregos pelos quais passaram ou se esquecem de valorizar as funções que já tiveram. Nos dois casos, perdem a oportunidade de mostrar o que realmente têm de melhor.

"É preciso colocar os últimos anos de atuação ou as últimas quatro empresas em que trabalhou. Na entrevista, ele poderá falar dos outros [cargos], mas eles estão implícitos. Sabe-se que ele teve uma trajetória até chegar ali", sugere a consultora de recursos humanos Gláucia Santos, da Catho.

Mas colocar as mudanças de emprego não pode "pegar mal"? Não, segundo a especialista. "A empresa entende que o desemprego não está relacionado só ao desempenho da pessoa, e sim a uma questão de mercado, como a fusão de grande corporações."

Outro ponto a ser seguido: não descreva as atividades que já teve, mas foque nos resultados obtidos. Por exemplo, diga se conseguiu redução de custos ou aumento de faturamento e apresente os projetos que desenvolveu. As promoções, caso tenham ocorrido, são outro item essencial.

Uol Empregos - Publicado em 03/09/2008

sexta-feira, 13 de maio de 2011

DEPOIMENTO DO NOSSO QUERIDO ALUNO JONATHAN


“O curso Easycomp é muito bom, bem qualificante para as pessoas que querem aprender informática. Eu já aprendi a maioria das coisas e estou mais qualificado”.

JONATHAN FREITAS DE SOUZA DIMAS – Matrícula 346

quarta-feira, 11 de maio de 2011

O ASSUNTO É... MERCADO DE TRABALHO


Trabalho remoto traz motivação para os profissionais, defende empresa


Na sede da Cisco Brasil, na cidade de São Paulo, existem mais funcionários do que mesas de trabalho. O motivo? A empresa incentiva que 100% dos profissionais atuem de forma remota, como parte de uma cultura defendida pela companhia, que fabrica equipamentos de rede, ao redor do mundo.

Na prática, a Cisco consegue uma série de benefícios com o modelo, em especial, a redução de custos de operação (água, luz, material de escritório, locação de espaço, entre outros). Mas a diretora de recursos humanos da fabricante no Brasil, Rose Mary Morano, destaca que um dos principais ganhos é a motivação dos funcionários. “Temos uma rotatividade [de profissionais] muito baixa, de menos de 2% ao ano”, conta Rose, que atribui esse cenário à flexibilidade do trabalho remoto, que é adotado há mais de uma década pela companhia.

“Além do funcionário não precisar enfrentar o trânsito para chegar ao escritório ou gastar com combustível, ele tem bastante liberdade, pois não controlamos a frequência das pessoas. Elas podem escolher a hora e o local em que querem trabalhar”, relata a executiva. Ela destaca, no entanto, que isso só acontece porque a Cisco avalia o desempenho dos profissionais pelo cumprimento de metas e resultados, mas não pela jornada de trabalho.

Para o home office dar certo, junto com uma cultura organizacional que propicie o modelo, as empresas precisam também investir em ferramentas que viabilizem o trabalho a distância. No caso da empresa de Rose, todos os profissionais usam uma VPN (rede privada virtual) para acessar os servidores da companhia de forma remota, assim como recebem laptops com uma solução de telefonia IP instalada – para realizar ligações pelo computador –, modems 3G (terceira geração) para acesso à internet móvel e têm direito ao reembolso do valor pago na conta mensal dos serviços de banda larga.

Do lado dos profissionais que trabalham de forma remota, o diretor de operações da Cisco no Brasil, Marcelo Ehalt, admite que a modalidade traz alguns desafios. “Ela exige um aprendizado”, relata o executivo. Uma das coisas que ele descobriu nos mais de 13 anos em que atua na companhia é que as pessoas precisam ter muita disciplina. “No começo, eu acordava cedo, tomava banho e vestia o terno, antes de sentar na frente do computador de casa”, relata, lembrando que isso fazia com que entrasse no ritmo de trabalho.

Atualmente, Ehalt conta que optou por passar a maior parte do tempo dentro do escritório da Cisco, por conta das próprias exigências do seu cargo, no qual precisa assinar documentos com frequência e se relacionar com uma série de pessoas. E, assim como ele, uma parte dos profissionais da sua equipe prefere trabalhar na sede da companhia, seja por conta da questão de falta de um ambiente adequado em casa ou pela própria necessidade de ter o contato com outras pessoas.

Segundo um estudo divulgado pela empresa de recrutamento Dice, 35% dos profissionais abririam mão de 10% do salário para trabalhar remotamente.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Parabéns a aluna JESSICA


Parabéns  a aluna JÉSSICA HORRANA DA FONSECA mat: 363, mais uma aluna certificada EASYCOMP!

“ Eu adorei concluir o curso na Easycomp.

   Eu gostei de fazer o curso, gostei dos instrutores e
aprendi muitas coisas legais. ”

Parabéns a aluna DEISYLENE



Parabéns a aluna  DEISYLENE GOMES SOARES mat 446, mais uma aluna certificada EASYCOMP!

"Eu gostei muito de fazer o curso aprendi 
muitas coisas que vão me ajudar muito
 daqui pra frente."

O ASSUNTO É... MERCADO DE TRABALHO




Brasil ganhou 10 milhões de vagas com carteira assinada entre 2001 e 2009


Em 2009, o Brasil contabilizou 32 milhões de empregos com carteira assinada contra 22 milhões de vagas em 2001 - um aumento de 46%.  A maior parte do aumento percentual "deveu-se ao fato de que as vagas que estão sendo criadas são majoritariamente formais, e não a uma maior regularização de postos tidos como informais", segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

O estudo "Características da formalização do mercado de trabalho brasileiro entre 2001 e 2009" foi divulgado na tarde desta quarta-feira (27).

A informalidade ainda está presente na maior parte dos postos, segundo a projeção do Ipea - ela representa 47,7% do mercado contra 41% de trabalho formal. O número de trabalhos informais também cresceu no mesmo período, no entanto num ritmo muito menor. As ocupações informais passaram de 43,7 milhões em 2001 para 47,7 milhões em 2009, um aumento de 9,2%.

A região com maior aumento de geração de empregos formais foi a Centro-Oeste com crescimento de 54%.

Os dados do comunicado foram projetados com base nas informações da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Entende-se por trabalhadores formalizados aqueles que apresentam vínculo evidente de contrato de trabalho, ou seja, os funcionários públicos estatutários, militares e trabalhadores com carteira assinada.

Fonte: Folha de S.Paulo - Publicado em 25/04/2011